sexta-feira, 14 de outubro de 2011

II Maratona BTT Trilhos do Mondego

Esta é uma maratona diferente, que cativa pela simplicidade e impressiona pela beleza natural.
II Maratona BTT Trilhos do Mondego
Image


O BTT Lage Bike Team e a AJL - Associação Juvenil Lageosense promoveram momentos de desporto, convívio e adrenalina através da 2ª edição da Maratona BTT Trilhos do Mondego (25 de Setembro). Dizer que a maratona foi inesquecível não se pode. Contudo, confirmado pelo testemunho dos participantes, ultrapassou o agradável na variedade de opiniões.
Esta é uma maratona diferente, que cativa pela simplicidade e impressiona pela beleza natural, mas também pelo rigor dos trilhos e singletracks onde se respira natureza viva. Existe harmonia entre o homem e a natureza, numa partilha permanente de sentimentos, aliada aos trilhos que serpenteiam o vale do Mondego.
A água que corre pelos leitos e o ar puro envolvem a grande diversidade da flora, proporcionando momentos contínuos de calma e prazer em cima da bicicleta. A variedade do terreno foi a grande responsável da essência da maratona através do apanhado misto da última edição, mas houve ainda espaço para novos trilhos. As subidas, algumas apelidadas de estafantes (paredes) decorreram sob o signo da amizade. Nas descidas mal se podia pestanejar. Quem se arriscou a fazê-las sentiu a dor pouco confortante da queda. Apreciar só mesmo no final!
A velocidade atingida pela maioria dos participantes fez com que a paisagem verdejante se deslocasse a um ritmo alucinante. A meio do do percurso, a paredes-meias com o Rio Mondego houve lugar a um recarregar de baterias. Pela frente ainda restavam cerca de 30 quilómetros de dificuldade física e técnica mais acentuada. Por lá morava 'também a diversão': a subida da calçada romana para o alto da Vila de Celorico da Beira.
O alto da Aldeia da Serra, cravada em pleno parque natural da Serra da Estrela, a capela da Nossa Sra. dos Azares onde os estradões aumentam a velocidade, são um local ímpar, onde se pode observar a panorâmica do vale do Mondego. Aqui surge a técnica final em descida no ‘labirinto do Lagarteiro’ com encaixe novamente no vale do Mondego. O entusiasmo vivido pelos participantes, no quadro ideal de desporto e adrenalina, acabou por ser sublinhado no momento mais alto: o convívio final.
Não existem fatos, gravatas, sapatos de verniz ou lábios pintados, mas sim um espírito, cada vez maior, que une desportistas dos mais variados pontos do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário